DESGASTE NOS MANCAIS RADIAIS
Causa: óleo lubrificante contaminado com abrasivo.
Sintoma: aumento de folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo, perda de desempenho do turbo e do motor, vazamento de óleo e possível quebra.
Verificação: cheque a amplitude da folga, movimente o conjunto eixo-rotor para a direita e para a esquerda.
Prevenção: utilize o óleo e o filtro lubrificante recomendado pelo fabricante do motor, faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
MANCAIS RADIAIS COM FUROS DANIFICADOS
Causa: falta de lubrificação ou lubrificação insuficiente.
Sintoma: aumento de folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo, perda de desempenho do turbo e vazamento de óleo.
Verificação: cheque a amplitude da folga movimente o conjunto eixo-motor para a direita e para a esquerda.
Prevenção: utilize o óleo e filtro lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro do prazos estabelecidos.
DESGASTE NO MANCAL AXIAL
Causa: deficiência de lubrificação devido a presença de impureza no óleo lubrificante.
Sintoma: aumento de folga axial e ruído.
Consequência: dano progressivo, perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: cheque a amplitude da folga, movimente o conjunto eixo-motor para frente e para atrás.
Prevenção: utilize o óleo e filtro lubrificante recomendado pelo fabricante do motor e faça as trocas e revisões dentro dos prazos estabelecidos.
VAZAMENTO DE GASES ENTRE AS CARCAÇAS CENTRAL E TB
Causa: travas de fixação com os parafusos sem torque de aperto, freio motor desregulado, vibrações elevadas no motor e débito da bomba injetora adulterada.
Sintoma: vazamento de fases entre as carcaças central e da turbina.
Consequência: perda de potência do motor, aumento de emissão de fumaça preta e aumento de consumo de combustível.
Verificação: visual.
Prevenção: cheque a regulagem da bomba injetora, freio motor (de acordo com as especificações do fabricante do motor), aperto dos parafusos de fixação e eliminar as vibrações no motor.
DESGASTE E DESCOLORAÇÃO NO EIXO
Causa: imprudência do motorista ao desligar o motor a uma rotação elevada sem levar em consideração o período de resfriamento e queda de rotação do turbo.
Sintoma: aumento de folga radial e ruído.
Consequência: dano progressivo, perda de desempenho do turbo, vazamento de óleo lubrificante e possível quebra do conjunto eixo-motor.
Verificação: cheque a amplitude da folga, movimente o conjunto eixo-rotor para direita e para a esquerda.
Prevenção: espere abaixar a temperatura e a rotação do turbo, aguarde entre 30 a 60 segundos em marcha lenta ante de desligar o motor.
CONSUMO EXCESSIVO DE ÓLEO
Causa: Anel de vedação quebrado, desgastado ou perdido.
Sintoma: aumento de folga radial e ruído.
Consequência: Consumo excessivo de óleo lubrificante, fumaça branca no escape.
Verificação: cheque a amplitude da folga, movimente o conjunto eixo-rotor para a direita e para a esquerda.
Correção: substituição do kit reparo ou do turbo, se necessário.
COLA NA ENTRADA DE ÓLEO
Causa: turbo montado com cola na entrada do óleo lubrificante.
Sintoma: aumento de folga radial e axial.
Consequência: resíduos de cola podem bloquear as galerias internas de óleo e causar falta de lubrificação de óleo e causar falta de lubrificação no mancais e perda da garantia.
Verificação: visual
Prevenção: não utilize cola na entrada de óleo lubrificante.
TRINCAS E/OU DEFORMAÇÃO NA CARCAÇA
Causa: temperatura elevada dos gases de escapamento.
Sintoma: perda de desempenho do turbo, fuga de gases pela carcaça turbina.
Consequência: trincas e deformações na carcaça da turbina e/ou no coletor de escape.
Verificação: débito de bomba excessivo, restrições no escapamento ou freio motor parcialmente fechado e vazamento de pressão no sistema de admissão de ar do motor.
Prevenção: regule o sistema injeção conforme as especificações do fabricante e elimine possíveis restrições e vazamento no sistema de admissão de ar do motor.
DESGASTE INTERNO NA CARCAÇA COMPRESSORA
Causa: durante a montagem do turbo no motor, as travas ou a abraçadeira que fixam a carcaça do compressor na parte central, não foram bem posicionadas e apertadas.
Sintoma: perda de desempenho do turbo, aumento da folga radial e ruídos.
Consequência: desgaste interno na carcaça compressora.
Verificação: visual (marcas somente em um dos lados).
Prevenção: antes de instalar o turbo no motor, certifique-se de que a carcaça está bem posicionada e que as travas ou abraçadeiras estejam apertadas na especificação de torque recomendável.
PALHETAS TORTAS POR INGESTÃO DE MATERIAL MACIO
Causa: entrada de material macio pelo lado de admissão de ar.
Sintoma: palhetas do rotor tortas e perda de desempenho.
Consequência: perda de desempenho do turbo, desbalanceamento rotativo, vazamento de óleo lubrificante e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: visual
Prevenção: verifique as razões e corrija a causa da entrada de material estranho pelo rotor do compressor.
RETRIÇÃO DE ADMISSÃO
Causa: filtro de ar sujo ou com restrição.
Sintoma: perda de desempenho do turbo e/ou vazamento do óleo lubrificante.
Consequência: consumo elevado de óleo e excesso de fumaça branca no escape.
Verificação: cheque a restrição no sistema de admissão de ar.
Prevenção: troque o elemento filtrante.
AVARIA NAS PALHETAS
Causa: entrada de corpo estranho pelo lado da admissão de ar.
Sintoma: avaria nas palhetas do rotor e perda de desempenho.
Consequência: perda de desempenho do turbo, desbalanceamento rotativo, vazamento de óleo lubrificante e possível quebra do conjunto eixo-rotor.
Verificação: visual
Prevenção: fragmentos do turbo quebrado anteriormente podem ficar alojados na entrada do filtro de ar, mangueiras, etc. e eles devem ser removidos ante da instação de um novo turbo.